by: Nuno#14
Viagem correu bem .. um bocado secante mas faz se bem .. na ida fiquei no Algarve que deu para partir bem a viagem ... o que custou mais foi acordar ahs 4.30 da manha para me por a caminho .. :)
Cheguei lá por volta das 8.30 se me recordo bem ... muito fácil de encontrar o circuito .. A22 ... Huelva .. Sevilha .. Cádis e esperar pela placa a dizer circuito de velocidade ..
Não estava muita gente o que eh bom ... a organização é um bocado melhor que a nossa ca em PT .. o que significa que esteve a muito bom nível ..
Haviam só 2 grupos ... lento/médio lente e rápido ... Chamavam lhes A e B .. eu fui para o grupo B ... Dentro de cada grupo havia 6 níveis (1 mais lento - 6 mais rápido) .... escolhi o 5 ...
A existência de 2 grupos tinha vantagens e desvantagens .... vantagem mais tempo em pista .. desvantagem ... não dá para descansar :)
Sessões começaram de manha a ser de 30 ou 40 minutos .. não me recordo bem ....
Entrei com o meu grupo e o esquema era o mesmo .... trocar na recta de trás (é maior q a da frente), “and so on, and so on …”
Logo na primeira sessão um gajo mandou se ao chão mesmo ah minha frente .. Não se entendeu com quem tinha de trocar ... eu já estava a ver mas eh no que eh que me tinha metido ... )
O instrutor era muito porreiro .. um gajo que corre no campeonato andaluz .... 5 estrelas (apesar de correr de R6) ... :)
Comecei a tomar lhe o ritmo e rapidamente a coisa estava controlada . A pista eh muito gira com muito boas curvas para os 2 lados ...a partir da 1a sessão comecei a colar me ao instrutor para ver bem as trajectórias .. o que ajudou ..... o resto da malta não se aguentava muito bem com o ritmo (outro caiu entretanto) atrás de mim …
Tivemos sessão de filmagens .... a minha não correu lá muito bem porque não percebi os sinais que o instrutor me estava a fazer ... era para ir mais devagar e não mais depressa :) não dá para ver nada que ele não me conseguia apanhar (diga se que estava de ZX6 das novas de origem .. ou seja a maquina perdia já por definição um bocado para a minha porque estava com a transmissão de origem .. outras 600 com 14-45!! ... estavam lá bem .. não lhes conseguia ganhar espaço .. mas já volto a isso) ...
Conclusão .. ele mandou me trocar para o grupo dos mais rápidos (6) porque aquele não estava com o andamento ..eu não quis porque era o 1o dia naquela pista e não convinha esticar me .... o resto do dia foi passado em 2 sessões livres de 45 minutos (!!) ... correu tudo bem .. mas eh sempre difícil porque tens de rebalizar para o facto de não teres o instrutor ah frente a dar referência ... :)
Passando para o dia seguinte .....
Grupo 6 ... bom ritmo .. não se iam embora mas eu também não lhes ganhava espaço... Éramos 5 mais o instrutor .. outro gajo do andaluz mas com um ritmo fortíssimo ...e de zx10 das novas .. :) o resto da malta eram 2 CBR600 com a tal relação 14-45 .. 1 com uma Ducati 999 (tinha caído no dia anterior) e outro com uma ZX10 não nova.... 2 deles (ZX10 e uma das CRB 600 estavam de slicks o resto do pessoal de pneus como os nossos) .... os dois gajos dos slicks eram muito rápidos .. os outros aguentavam se bem .. o instrutor é que andava endiabrado ... estávamos a rodar em 2.02 / 2.03 mesmo desacelerando na recta grande para trocar de posição .... e 2 secos ou menos sem fazer isso .. bom ritmo ..(as referencias de tempo são idênticas às do circuito de Portimão e Estoril penso) ....o dia passou se sem grandes incidentes .. e rolar forte ...
Nas sessões livres o instrutor apareceu e “encavou” o pessoal todo com um 1.55.2!! mas de resto andou se bem .. fiz umas filmagens que estavam impecáveis 4 ou 5 voltas e que apanhei a pista vazia e que deu para soltar a burra mas infelizmente o capacete tocou-me no botão do pause da câmara logo ao segundo 19' .. tive de voltar à pista mas aí já apanhei transito e não deu para filmar muito ...
Conclusão das conclusões ... Jerez eh neste momento a minha pista favorita (sim .. mais do que Portimão) .. mais variada .. não é longe (4.30-4.45hs) nem caro (a maior parte dos trackdays custam 120 euros) .... a mota esteve bem ... o conjunto de pneus que coloquei foi se em 2 dias ..) e o grande acessório do fds foi o regulador de travão... realmente é outra coisa .... começava as sessões a tirar 2 clicks na saída do pitlane e cada 3/4 voltas ia carregando 1 click na recta interior para manter a manete com bom feel)..
A repetir sem duvida ..
Abracos!
Nuno#14
KBS Racing Team