Desta vez, e pela primeira vez em muito tempo, lá fui sem ninguém da minha equipa para me acompanhar a um track-day. Sem ninguém, salvo seja, com a minha “manager” (a-minha-mais-que-tudo) para me ajudar e moralizar.
A ida foi no relax, já estava tudo tratado e seria só chegar, desarrumar mota e tralhas e esperar pelo meu turno. Ao chegar pelas 8:30 vejo já uma série de “malta”, e box já cheias… Ui… isto vai ser buuunito vai… pensava eu…
Surgiu a indicação logo a essa hora de um “briefing” e como já la fui algumas vezes, mas estou sempre a aprender lá fui. Além do habitual dps briefings, foi dada a indicação de que os 2 primeiros turnos da manha seria ao estilo de Curso de Condução. Honestamente achei muitíssimo bem. Claro que se começou logo a ouvir “ mas eu quero é acelerar”, “ não quero ir atrás de ninguém..” etc etc.
Bem, tinha de escolher turno, Inexperientes em pista (fora de questão), Médios (ou lá como se chamava, e Rápidos. Demorei dois segundos a pensar, rápidos! Prefiro ser eu a estorvar que o contrário e levar com um caramelo em cima que acelerou a Gixxer a fundo na recta mas que depois não o ensinaram nem aprendeu a travar e curvar em circuito. Decidi, está decidido, Rápidos que “eles não se vão ficar a rir”!
Lá esperei pelo meu turno à 10h e no turno dos médios passado 5 minutos do seu inicio, já era a prostituta da confusão… Ninguém respeitou os monitores, por sinal excelentes (Carreira, Ruca e mais um outro que por lapso não fixei o nome) e às duas por três, parecia mais a 24 Julho nos antigos tempos, mas com curvas à mistura. Tudo pra box, turno interropido, e raspanete pra malta toda. Bem, seguindo.
1º Turno, ordeiramente lá fui eu, sem perceber atrás do monitor, que não me recordo do nome, mas enganei-me pois queria ter seguido o Ruca. Sem problemas, temos tempo e isto não é corrida, por enquanto… :-) Começamos, paulatinamente… seguia uma MV Agusta bem bonita e lá íamos todos certinhos, até que….. a meio do turno aprece vindo do nada um cavalheiro muito particular, e com uma mota excelentemente artilhada, mas que não queria saber de nada nem ninguém. Foi pena, estava a ir mto bem. Honestamente só queria q o turno acabasse para ele numa eventualidade se magoar numa queda ou mesmo magoar alguém, e felizmente isso não aconteceu.
Box e tudo parece bem.
Intervalo de uma hora, e lá vou eu pró segundo turno. Tudo na mesma, acabei por seguir o Carreira que é um moço que até se “ajeita” nisto das motos, e um segundo turno tb tranquilo, até… uma queda bem aparatosa 5 motos mesmo na minha frente à saída da VIP. Felizmente tudo ficou bem no fim e o moço não sofreu nada, só tinha apagado a luz nessa altura o q parecia um pouco mais grave. O andamento foi sempre suave mas rápido “QB”, mas passou por nós o Ruca com uns 3 pilotos atrás dele e eu… vai não vai…. Não, deixa-me estar sossegado para não me chamarem nomes, etc e como havia mais um turno aguentei e lá acabamos o turno.
Voltando pra casa fiquei satisfeito pois passei uma bela parte de dia, com uma organização muito boa por parte da HM Motos (mesmo sendo o seu primeiro evento deste género), com bom tempo, alguns amigos e todo inteiro :-) Quanto à prestações, pouco deu para avaliar devido aos vários factores descritos a cima, mas valeu apena a ida lá.Paragem para almoço, a qual não aderi, e passado umas 2 horitas fui de novo para pista, desta vez no formato Trackday. Cada um por si, continuando com os tais grupos iniciais dos vários andamentos. Comecei, e o que tinha sentido suavemente de manha (pq o andamento foi suave) comecei a sentir a frente “esquisita” (linguagem técnica para o raio da frente tá uma merda) :-) Como tinha trocado antes deste TD as suspensões e hidráulicos na frente, ainda não estava afinado. La dei 3 voltas, e entrei na box para dar um jeito nas ditas. “Isto não está muito bem, parece que sinto a frente a afundar rápido e levantar também rápido”… “Pois, pelos menos tens a frente a comprimir totalmente”… ui…. Então era isso…
Mais uns click, menos uns click’s, lá saí novamente. Primeira passagem a fundo na recta e travagem forte para primeira curva… ui ui… a traseira queria sair e passar por cima de mim… a frente parecia melhor mas assim não ia a lado nenhum…. Faço a curva 2 e chego-me a uma mota q lá andava, curva 3 e….. PASSO POR ONDE??... o pilo estava do lado esq da saída curva e a mota do lado dto… meio… escolha acertada. Turno interrompido e já ia parar mesmo para sofrer mais um toque qq nas suspensões (afinal a traseira estava mesmo mal afinada, mas já vinha de trás).
Mais uns click’s e lá ia eu.. ia, pois já não cheguei a ir que o turno demorou muito com bandeira vermelha e entretanto acabou o turno. Fiquei sem saber se ficou bem ou mal defenitivamente pois só ia lá passar meio dia, pois tinha coisas pra fazer fora dali.:-)
Skywalker#41
KBS Racing Team