sábado, 23 de janeiro de 2010

KBS testa a nova BMW S1000R


by: Nuno Caetano  


Tivémos oportunidade de exerimentar no AIA a novíssima BMW S1000R. A marca bávara decidiu de uma vez por todas afirmar-se no segmento das hiper-desportivas. E por aquilo que expericenciámos, conseguiu.



Dona do mais potente motor da sua classe, com cerca de 193cv a roda, peso reduzido, ciclística equilibrada, travões apurados e o mais sofisticado pacote electrónico visto até hoje em motas de série. A S1000R é, de facto, impressionante.  


O motor puxa bem das baixas rotações ao redline - já acima das 14,000rpm – e o seu comportamento pode ser regulado através de um botão que permite a escolha de 4 mapas de ignição distintos: Rain, Sport, Race & Slick. Para além de alterarem o carácter do motor, aportam também alterações no controlo de tração (DTC – Dynamic Tracsion Control) e Race ABS. Extras que equipavam a unidade que experimentámos.  As passagens de caixa são favorecidas por um quickshifter, também opcional, e que é do mais eficiente que já experimentámos fazendo com que as passagens de caixa sejam igualmente rápidas e suaves. A linearidade com que as mudancas e as rotações do motor se acumulam fazem parecer que estamos na presença de uma mota com caixa automática. Na altura de parar deparamo-nos com um dos sistema mais eficazes em motas de série. Pinças brembo com discos de 320mm oferecem uma potência de travagem incrível, ainda que perdendo um pouco em modularidade. A manobrabilidade é excelente, apoiada numa ergonomia bem estudada que permite um bom encaixe na mota em posições de pista.  


A nova BMW é uma arma de pista formidável. Em boas mãos pode ser difícil de bater no campeonato nacional. Especialmente em Promomoto 1000 que vai permitir pela 1ª vez a entrada em competição de avançados sistemas electrónicos de tração, ABS e quick shifter (não disponíveis na generalidade dos modelos nipónicos que singram nas nossas pistas).  


A melhor notícia é que a BMW está a apoiar pilotos que queiram competir com as suas motas. Para qualquer esclarecimento relacionado com este tema contacte o Ricardo Estevão da Baviera pelo 915139513 ou mande um email para ricardo.estevao@baviera.pt.



Boas curvas



Nuno (AKA Randy)



#52



 



 



quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Regulamento Campeonato Motosport – Open de Velocidade / Vodafone - 2010

Foi publicado dia 20/01/2010 pela Federação de Motociclismo de Portugal o Regulamento para o Campeonato Motosport – Open de Velocidade / Vodafone - 2010

 




Autódromo do Algarve recebe primeiros testes oficiais das Superbike

in: www.autodromodoalgarve.com

 

Autódromo do Algarve recebe primeiros testes oficiais das Superbike
 

 

O Autódromo Internacional do Algarve recebe nos próximos dias 22, 23 e 24 de Janeiro a caravana do Campeonato do Mundo de Superbike e Supersport para a realização dos primeiros testes oficiais com vista à temporada 2010.

 

Pilotos e equipas vão preparar assim a época que terá início a 28 de Fevereiro em Philip Island na Austrália e que passará por Portimão a 28 de Março. Também em acção estará a equipa da casa, a Parkalgar Honda com Miguel Praia e Eugene Laverty que este ano vão querer superar o vice-campeonato do Mundo de Supersport conquistado na época transacta.

 

Um total de 14 horas de testes para as equipas de Superbike e nove para as equipas de Supersport onde se inclui a equipa portuguesa.

 

O nome da totalidade dos pilotos presentes neste teste será divulgado na próxima semana.

 

Aos órgãos de comunicação social interessados em estar presentes neste teste agradecemos o pedido de acreditação através do email: media@autodromodoalgarve.com  

 

EVENT SCHEDULE – PORTIMAO

INFRONT MOTOR SPORTS OFFICIAL TEST

22/23/24 January 2010

 

Friday

08.30-10.00 SUPERSPORT FREE PRACTICE

10.10-12.30 SBK FREE PRACTICE

12.40-14.10 SUPERSPORT FREE PRACTICE

14.20-16.40 SBK FREE PRACTICE

 

Saturday

08.30-10.50 SBK FREE PRACTICE

11.00-12.30 SUPERSPORT FREE PRACTICE

12.40-15-00 SBK FREE PRACTICE

15.10-16.40 SUPERSPORT FREE PRACTICE

 

Sunday

08.30-10.00 SUPERSPORT FREE PRACTICE

10.10-12.30 SBK FREE PRACTICE

12.40-14.10 SUPERSPORT FREE PRACTICE

14.20-16.40 SBK FREE PRACTICE

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Curso e TD AIA 16 e 17 Janeiro 2010

 
by: Nuno Caetano

 

KBS Racing Team presente no Curso e Track-day no AIA

 

Autódromo de Portimão

16 e 17 de Janeiro de 2009

 

A KBS esteve novamente no A.I.A. a 16 e 17 de Janeiro representada por Nuno Caetano #52. O piloto rodou cerca 60 voltas no circuito algarvio contra tempo chuvoso e algumas alterações na Suzuki GSXR1000. O objectivo principal do treino foi familiarizar-se com a nova caixa invertida e com o circuito em condições adversas.

 



 


A chuva fez-se sentir intensamente no Sábado e obrigou à montagem de pneus de chuva, ajustes na suspensão e nos travões para tornar a mota mais dócil. Adicionalmente optou-se por um mapa de ignição mais suave em aceleração de forma a maximizar tracção. O novo comportamento da Suzuki e a pista mais seca da parte da tarde favoreceram os Pirelli e a performance da equipa que, ainda assim, acabou o dia com marcas que rondam os 2.20 (cerca de 20s acima dos tempos em pista seca).

 



 


O Sol de Domingo raiou pouco, mas a ausência de chuva facilitou a tarefa do dia. Da parte da manhã a equipa optou por continuar a rodar com os mesmos pneus adaptando a trajectória às novas condições climatéricas. Com a gradual melhoria do tempo, os Pirelli começavam a pedir as partes mais molhadas das rectas para favorecer o arrefecimento do composto. Com a secagem rápida a partir do meio dia, tornou-se claro para a equipa que os pneus de seco voltavam a ser os mais adequados. Com a nova alteração, a tarde trouxe tranquilidade e a equipa rodou sem incidentes e totalmente à vontade.

 



quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Licenças: preços e categorias

No ano em que comemora 20 anos, a Federação de Motociclismo de Portugal promove uma redução de preço na Licença Geral, o que permite ao piloto participar em todas as competições nacionais sob a égide da FMP.
[12-01-2010 15:41:27]
Assim, o novo valor da Licença Geral será de 270 € (antes 295 €).

Esta acção tem por objectivo reduzir os custos a suportar pelos pilotos e incentivar áa participação em mais modalidades.

Todos os restantes valores se mantêm, efectuando-se apenas uma reorganização das categorias, á semelhança do que existe na Federação Internacional de Motociclismo: separação das Licenças de Enduro, Todo-o-Terreno e Cross Country.

. Assim as principais alterações prendem-se com os seguintes factos:

- As Licenças de Enduro, Todo-o-Terreno e Cross Country só dão acesso às competições nas respectivas modalidades.

- Excepcionalmente este ano, quem possuir licença de Cross Country pode participar nas provas de Motocross /Supercross e vice versa.

- A licença de TT Quad/UTV permite fazer Quad Cross, mas o inverso não é permitido.