quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Curso e Trackday M.Praia - Autódromo Algarve - 13 e 14 de Junho

by: Skywalker#41

Ora bem, parece um pouco deslocado, mas venho nesta altura, e após umas belas férias relatar o que foi a primeira incursão no Autódromo Internacional do Algarve do “KBS Racing Team”.

Esperávamos com muita ansiedade este dia, conhecer por dentro e treinar num circuito por muitos considrado já como um dos melhores do mundo, tanto ao nível de traçado, bem como de toda a infra-estrutura criada como suporte a milhentas actividades que por lá se desenrolam.

A primeira imagem, foi um autódromo limpo, muito espaçoso, com excelentes acessos, e que à primeira vista parece uma montanha russa. Já agora adianto, parece e é :-)

Optamos por começar neste autódromo com um dos cursos do Miguel Praia, com a sua escola sediada neste circuito, pois era a primeira vez que lá íamos andar, e é sempre mais fácil quando nos dão logo dicas importantes que nos fazem ganhar muito tempo de aprendizagem. Assim sendo Sábado fizemos o dia inteiro sobre a alçada da escola e no domingo teríamos então o dia inteiro no formato de “trackday”.
Desta primeira vez levávamos um grande arsenal, pois foi quase aqui que tudo ficou decidido em relação ao lançamento da nossa equipa. Tinhas de chegar lá, verificar tudo, montar cavaletes, mantas pras rodas, cadeiras de apoio, encaixar a tralha das ferramentas, gasolinas etc etc… estávamos já com uma muito boa estrutura a nos acompanhar.

Tudo em condições e no Sábado dia 16 lá fomos nós para o primeiro turno do Curso do Miguel Praia. O primeiro turno da escola, no primeiro nível, é suposto servir para quem quase nem sabe andar de mota, ou seja, mesmo que só quer desfrutar de umas voltas no circuito deve fazer este nível, aprende-se muito. Então neste turno paramos em 3 pontos importantes do circuito fora das trajectórias ideias, de modo a observarmos 3 monitores que iam passando e que assim nos davam de uma visão exterior a pilotar, as zonas de travagem, “apex” e aceleração. Foi uma sessão mais “aborrecida” pois praticamente não se rolou, mas que serviu para tomar nota dos tais pontos importantes do circuito.

Entre turnos deveria haver um apoio teórico, mas que a meu ver, ficou “curto”, algo que comentei no final do dia com o Miguel. O meu comentário foi construtivo, pois a escola é recente e há muitas arestas a limar, por isso não fiquei desiludido pois o esforço que estão a fazer é impar e têm to do o mérito e o nosso apoio nesta iniciativa.

Bem, adiante. 2º turno, as primeiras sensações do “sobe e desce”. Pista fabulosa esta. Atrás do monitor, um de cada vez, lá íamos num grupo mais ou menos ordenado, a tentar perceber e acertar com as trajectórias da pista. Não se tratava de começar logo com o máximo de “gáz” possível, mas sim aprender o traçado. Final do turno, missão cumprida.

Almoço, suave e simples para não ficar-mos muito “presos” para os turnos seguintes.
Começávamos a tarde, de um dia com algum calor com o 3º turno. Já estávamos a sentir-nos mais à vontade, mas mesmo assim o circuito requer muitas cautelas. Começamos confiantes e sempre a melhorar. Todas as voltas melhorávamos e aprendíamos melhor os pontos de travagem curva etc etc. Os sobe e desce começavam a ser mais sentido e a ter mais respeito pelço traçado difícil mas sem duvida extraordinário.

 

Ultimo turno fomos filmados. A minha volta filmada, que depois foi comentada pelo nosso monitor. No meu caso fiz tudo bem, excepto a minha posição de condução, em que saía pouco da mota, algo que ainda batalho e que aos pouco vou melhorando e que começo a estar bem melhor. Qt ao Djinha, 5*, nada a dizer!


Ultimo turno, livre. Bem, aqui é q são elas. Pela primeira vez estávamos sozinhos, apenas com a memória dos ensinamentos que nos passaram. Em todo o caso, e já um pouco cansado, fizzemos tudo em condições, sem percalços e acabamos o dia completamente estoirados, mas anda que um jantar e troca de galhardetes sobre o dia de pista.



Dia seguinte, o TD…. Uuuuuu Resumindo, estávamos bem, contentes e sabíamos que tínhamos muito que rodar até nos sentirmos confortáveis com a pista. Neste dia começamos pela primeira vez a utilizar os “lap timmers” e assim começar a ter uma noção do nosso andamento. Ficamos contentes pois sem experiencia, rodamos já em 2m6s. Para nós era bom, pois acima de tudo queríamos aprender e não começar logo só a fazer asneiras correndo o risco de comprometer futuras incursões em pista.

Saímos no final do dia com um grande sorriso, muito cansados, mas sem duvida com muita vontade de voltar.
De volta a Lisboa, trocamos muitas notas mentais que tínhamos e discutimos todas as nossas sensações, apercebendo-nos nessa altura de alguns erros, mas é mesmo assim, a conversar é q nos entendemos :-)



Skywalker#41
KBS Racing Team