by: Skywalker#41
No passado Domingo a "KBS Racing Team" lá foi a um "Dia de Pista" da DragRacing. Não sao os ideais, mas o que é certo é q ainda vão organizando uns TD's e vai dando para a malta rolar em pistas. Além deles, no Estoril só há mesmo os TD's da Motociclismo, 2 por ano e pouco mais.
Foi uma manha muuuuito bem passada. Foi a estreia geral da equipa, mota e atrelado :-) O atrelado que "fiz" (muuuuito pouco lol) juntamente com o Djinha (47) e Rebocho (mais uns amigos) ficou supimpa, está forte, estável e com excelente aspecto. Já não preciso andar a cravar atrelados o que por vezes é complicado e chato.
by: PJC
Em relação à mota posso vos dizer que se portou muito bem. Eu sou um nabo, lógico.... Já não andava em circuito a brincar a brincar aí à 1 ano, ou seja, muito (do pouco :-) ) que tinha aprendido estava meio esquecido. Trajectórias, velocidades certas para as curvas, posição de condução, pontos de aceleração, etc etc.... Além disto tudo, motinha nova….
Foram 3 turnos de meia hora ao todo.
1º Turno:
by: PCJ
9.30 da manha, lá estava eu com o nervoso miudinho de quem já não lá ia à muito tempo, com mota nova etc etc, mas lá fui. Andei durante 3 voltas muito suavemente, mesmo até que…. apareceram bandeiras vermelhas... "Porra, ou andei devagar pra caraças e já passou meia hora ou então ouve m&#da da grosa....." Pois bem, infelizmente foi a segunda hipótese. Uma travagem no final na recta da meta muito mal calculada por um caramelo que acabou por levar um infeliz à frente... Não sei detalhes de como ficaram os dois moços, mas não foi nada agradável de certeza, ao ponto de um deles ter ficado estendido de barriga para baixo durante uns tempos sem se mexer...
Não querendo pensar muito sobre o assunto, relaxei e qd podemos lá fui novamente, sempre nas calmas a aquecer pneus e a ver se percebia como tratar a minha nova bichana.
Final do turno, era eu: " É pá, acho q alguma coisa não está bem, a mota é muito lenta a subir de rotação. Será por causa da transmissão, onde coloquei mais 2 dentes a trás?? Será que é por causa dos tais modos que a Gixxer tem para escolher a entrega de potencia..." tava a ficar lixado com F grande, aquela porra parecia mais lenta que a CBR. A malta estava a passar por mim numa “broa” que nem imaginam, até as 600....
Bem, "deixa lá colocar aquilo no modo A (o da suposta entrega total de cv) para ver se é daí...." apesar de já me terem dito que nas corridas nem sabem para que serve aquele botãozito J
No passado Domingo a "KBS Racing Team" lá foi a um "Dia de Pista" da DragRacing. Não sao os ideais, mas o que é certo é q ainda vão organizando uns TD's e vai dando para a malta rolar em pistas. Além deles, no Estoril só há mesmo os TD's da Motociclismo, 2 por ano e pouco mais.
Foi uma manha muuuuito bem passada. Foi a estreia geral da equipa, mota e atrelado :-) O atrelado que "fiz" (muuuuito pouco lol) juntamente com o Djinha (47) e Rebocho (mais uns amigos) ficou supimpa, está forte, estável e com excelente aspecto. Já não preciso andar a cravar atrelados o que por vezes é complicado e chato.
by: PJC
Em relação à mota posso vos dizer que se portou muito bem. Eu sou um nabo, lógico.... Já não andava em circuito a brincar a brincar aí à 1 ano, ou seja, muito (do pouco :-) ) que tinha aprendido estava meio esquecido. Trajectórias, velocidades certas para as curvas, posição de condução, pontos de aceleração, etc etc.... Além disto tudo, motinha nova….
Foram 3 turnos de meia hora ao todo.
1º Turno:
by: PCJ
9.30 da manha, lá estava eu com o nervoso miudinho de quem já não lá ia à muito tempo, com mota nova etc etc, mas lá fui. Andei durante 3 voltas muito suavemente, mesmo até que…. apareceram bandeiras vermelhas... "Porra, ou andei devagar pra caraças e já passou meia hora ou então ouve m&#da da grosa....." Pois bem, infelizmente foi a segunda hipótese. Uma travagem no final na recta da meta muito mal calculada por um caramelo que acabou por levar um infeliz à frente... Não sei detalhes de como ficaram os dois moços, mas não foi nada agradável de certeza, ao ponto de um deles ter ficado estendido de barriga para baixo durante uns tempos sem se mexer...
Não querendo pensar muito sobre o assunto, relaxei e qd podemos lá fui novamente, sempre nas calmas a aquecer pneus e a ver se percebia como tratar a minha nova bichana.
Final do turno, era eu: " É pá, acho q alguma coisa não está bem, a mota é muito lenta a subir de rotação. Será por causa da transmissão, onde coloquei mais 2 dentes a trás?? Será que é por causa dos tais modos que a Gixxer tem para escolher a entrega de potencia..." tava a ficar lixado com F grande, aquela porra parecia mais lenta que a CBR. A malta estava a passar por mim numa “broa” que nem imaginam, até as 600....
Bem, "deixa lá colocar aquilo no modo A (o da suposta entrega total de cv) para ver se é daí...." apesar de já me terem dito que nas corridas nem sabem para que serve aquele botãozito J
by: PJC
2º Turno:
A motinha estava a portar-se bem, começava a conseguir ter um pouquinho mais de a vontade mas sempre docemente, nunca fui "esgroviado", não era agora que o ia ser. Já estava a acertar melhor com entradas em curva, a posição de condução continuava uma treta, e as travagens era suaves, para não me esticar e as acelerações idem idem. Mesmo assim o raio da mota não estava a querer andar como deveria de ser...
by: Ricardo (SV) Valadão
Mais uma pausa. O Djinha estava mais fresco que eu....
by: AMB
Menos queixas em relação à mota e lá fui eu para o ultimo turno.
3º Turno:
Fui a trás do Djinha que foi mais regularmente o ano passado que eu e lá vai disto. Primeiro eu à frente umas voltas, depois ele passa-me pois esta a andar melhor e vou a trás dele.
by: Ricardo (SV) Valadão
by: Ricardo (SV) Valadão
Bem, ele tem ido regularmente a TD's, mas apesar de ainda não ser piloto... está com um andamento porreiro e com bastante mais prática que eu mas lá me aguentei à bronca e segui-o. Foi bastante melhor estas voltas, pois basicamente fazia-me "acreditar" mais e correm muito bem estas voltas, de tal modo que numa saída da parabólica, com uns 4 gajos à minha frente, saí tão bem que mesmo saindo em 4ª com a rotação certa saí que nem um foguete passado aquela malta toda, e foi aí que pensei "PQP!!! ESTA ME%&$ ANDA PRA CARA....!!!" (Desculpem a expressão, mas foi assim literalmente)
by: Ricardo (SV) Valadão
by: Ricardo (SV) Valadão
Bem depois mais uma voltita e abrandei, estava a ficar cansado, e tb já foi mesmo no fim do turno.
Dei como missão cumprida.
Positivo: divertir-me, passar um muito bom bocado a fazer o que gosto realmente, sem percalços.
Não gostei: estar um atraso mental nas trajectórias, posição do corpo, e travagem e aceleração....
Enfim, a ideia é continuar, já tenho mais umas datas para ir e por isso isto vai melhorar.
Como resumo, ontem percebi o porquê da minha reticencia e desanimo na aceleração da Gixxer. Estava rodar em quase todo o circuito, incluindo saídas de curva 1 mudança acima do que devia.... CA GRANDA TÓTÓ!!!! Como já não andava à 1 ano, tinha os hábitos de estrada, ou seja não é preciso estar a queimar lá em cima as rotação, por isso sai das curvas com uma rotação muuuuito baixa e por isso aquela porra parecia que esticava, esticava, esticava e nunca mais chegava a lado nenhum.
Mando-vos uma imagem onde, através de um vídeo que o Mário Sobral disponibilizou, onde coloquei as velocidades engrenadas que o Carreira utiliza com a 1000 dele. Pois aqui o vosso friend, esteve a utilizar uma velocidade acima quase em todas as curvas (quase, algumas até acertei).
Basicamente, como estava a rolar bem descansado, não sentia necessidade de utilizar a rotação alta, mas é um erro, para passear vou pro Bombarral J, ali é para andar em condições! Nestas velocidades engrenadas por ele o que mais me impressiona é ir em 2ª desde a curva 1 até à saída da VIP (sair em 2ª ali.... PQP!!!) e depois o sair em 3ª da parabólica.... (PQP PQP PQP!!!)
Já agora, e suspensões? Quem me poderá ajudar a afinar aquilo? Tenho os pneus “escafodidos”, ou seja a regulação de origem, num dá para ali... (como se eu não soubesse isso...) mas como quem não sabe é como quem não vê, deixei estar como estava.
Bem, a próxima será melhor mas pelo menos percebi os meus erros e as próximas vezes é para melhorar. Estou desejoso de fazer o curso do Praia, a ver se aprendo alguma coisa.
by: AMB
Abraços e até à próxima (só daqui a quase 2 meses)
Skywalker#41
KBS Racing Team
2º Turno:
A motinha estava a portar-se bem, começava a conseguir ter um pouquinho mais de a vontade mas sempre docemente, nunca fui "esgroviado", não era agora que o ia ser. Já estava a acertar melhor com entradas em curva, a posição de condução continuava uma treta, e as travagens era suaves, para não me esticar e as acelerações idem idem. Mesmo assim o raio da mota não estava a querer andar como deveria de ser...
by: Ricardo (SV) Valadão
Mais uma pausa. O Djinha estava mais fresco que eu....
by: AMB
Menos queixas em relação à mota e lá fui eu para o ultimo turno.
3º Turno:
Fui a trás do Djinha que foi mais regularmente o ano passado que eu e lá vai disto. Primeiro eu à frente umas voltas, depois ele passa-me pois esta a andar melhor e vou a trás dele.
by: Ricardo (SV) Valadão
by: Ricardo (SV) Valadão
Bem, ele tem ido regularmente a TD's, mas apesar de ainda não ser piloto... está com um andamento porreiro e com bastante mais prática que eu mas lá me aguentei à bronca e segui-o. Foi bastante melhor estas voltas, pois basicamente fazia-me "acreditar" mais e correm muito bem estas voltas, de tal modo que numa saída da parabólica, com uns 4 gajos à minha frente, saí tão bem que mesmo saindo em 4ª com a rotação certa saí que nem um foguete passado aquela malta toda, e foi aí que pensei "PQP!!! ESTA ME%&$ ANDA PRA CARA....!!!" (Desculpem a expressão, mas foi assim literalmente)
by: Ricardo (SV) Valadão
by: Ricardo (SV) Valadão
Bem depois mais uma voltita e abrandei, estava a ficar cansado, e tb já foi mesmo no fim do turno.
Dei como missão cumprida.
Positivo: divertir-me, passar um muito bom bocado a fazer o que gosto realmente, sem percalços.
Não gostei: estar um atraso mental nas trajectórias, posição do corpo, e travagem e aceleração....
Enfim, a ideia é continuar, já tenho mais umas datas para ir e por isso isto vai melhorar.
Como resumo, ontem percebi o porquê da minha reticencia e desanimo na aceleração da Gixxer. Estava rodar em quase todo o circuito, incluindo saídas de curva 1 mudança acima do que devia.... CA GRANDA TÓTÓ!!!! Como já não andava à 1 ano, tinha os hábitos de estrada, ou seja não é preciso estar a queimar lá em cima as rotação, por isso sai das curvas com uma rotação muuuuito baixa e por isso aquela porra parecia que esticava, esticava, esticava e nunca mais chegava a lado nenhum.
Mando-vos uma imagem onde, através de um vídeo que o Mário Sobral disponibilizou, onde coloquei as velocidades engrenadas que o Carreira utiliza com a 1000 dele. Pois aqui o vosso friend, esteve a utilizar uma velocidade acima quase em todas as curvas (quase, algumas até acertei).
Basicamente, como estava a rolar bem descansado, não sentia necessidade de utilizar a rotação alta, mas é um erro, para passear vou pro Bombarral J, ali é para andar em condições! Nestas velocidades engrenadas por ele o que mais me impressiona é ir em 2ª desde a curva 1 até à saída da VIP (sair em 2ª ali.... PQP!!!) e depois o sair em 3ª da parabólica.... (PQP PQP PQP!!!)
Já agora, e suspensões? Quem me poderá ajudar a afinar aquilo? Tenho os pneus “escafodidos”, ou seja a regulação de origem, num dá para ali... (como se eu não soubesse isso...) mas como quem não sabe é como quem não vê, deixei estar como estava.
Bem, a próxima será melhor mas pelo menos percebi os meus erros e as próximas vezes é para melhorar. Estou desejoso de fazer o curso do Praia, a ver se aprendo alguma coisa.
by: AMB
Abraços e até à próxima (só daqui a quase 2 meses)
Skywalker#41
KBS Racing Team