500km Vodafone – Classe Open
Autódromo do Estoril
7 de Novembro de 2009
KBS Racing Team participou na prova de Resistência “500km Vodafone”
Pela primeira vez, a equipa KBS Racing Team participou num evento desportivo oficial de Velocidade, a prova de resistência “500km Vodafone” no Autódromo do Estoril, composta por 23 equipas.
Pelas 11:15, e após os treinos livres, começavam então os Treinos Cronometrados com a duração de uma hora. Sai para a pista o R.Borges onde rolou com segurança e sem arriscar estabelecendo boas voltas, tentando ainda verificar o acerto de suspensões que tinha sido efectuado conseguindo o bom tempo de 2.01:996. De seguida o N.Caetano, com um bom ritmo também cifra o seu melhor tempo em 1.57:405 após voltas bem regulares. Por ultimo o H.Castanheira consegue estabelecer a melhor volta de classificação da equipa em 1.55:879, dando o 5º da Classe Open, 14º lugar na classificação geral, , a menos de 5 décimas do 10º classificado, o que dava, na análise geral dos tempos dos 3 pilotos, boas indicações para a prova.
Por decisão prévia da equipa, quem estabelecesse o melhor tempo nos treinos de qualificação, fazia a partida, tipo “Le Mans”, em que se posicionam pilotos de uma lado da pista, motos do outro, em que dada a partida, os pilotos correm para as suas motos e assim se dá inicio à prova.
Coube assim ao H.Castanheira esta tarefa. A primeira prova trás sempre nervosismo, e a partida é sempre um momento de alguma tensão, principalmente para quem não está habituado a estas lides. Partindo da 14ª posição, em 23 concorrentes, não se iria ter tarefa facilitada, mas um bom arranque, fez com que no final da primeira passagem pela recta da meta, estivesse a equipa num excelente 6º lugar, posto este mantido durante as 2 primeiras voltas, mas, com o decorrer das voltas, com a entrada do Safty-car na pista após cerca de 12 voltas devido à queda de um piloto, e depois de alguns despiques, H.Castanheira acabou ultrapassado por alguns pilotos deixando assim, no final do seu turno de 35 minutos, a equipa KBS Racing Team em 9.º lugar da Geral.
Com a entrada na box, perdem-se algumas posições, e de seguida entra para o seu turno N.Caetano, em que com a sua regularidade consegue ir assegurando a posição e até mesmo ir ganhando novamente mais uns lugares, fazendo assim um turno regular sem complicações. Mais 35 minutos decorridos e nova mudança de piloto e máquina.
R.Borges, entra numa fase em que a corrida já se encontrava já muito “baralhada” devido ao andamento diverso entre pilotos e equipas, mas com a sua postura de querer dar um bom resultado à equipa, foi muito regular, sem cometer erros e com uma prestação muito favorável no mantimento da posição na geral e na classe Open em que a equipa estava inscrita.
Novo turno para H.Castanheira, começando com o mesmo espírito de regularidade, mas que foi travado ao fim de 20 minutos com o inicio da chuva que já se avizinhava à algum tempo. Dadas duas voltas com este clima, o piloto achou seguro retomar à box a fim de não prejudicar a equipa, pois os pneus montados era para piso seco.
Assim começou a fase mais complicada para a equipa, que se deparou com falta de meios, leia-se pneus de chuva, para prosseguir da melhor forma a corrida, e após 20 minutos de paragem nas boxes, N.Caetano decide arriscar o seu turno e meter-se à pista e tentando da melhor forma efectuar voltas ao melhor ritmo possível.
O R.Borges parte para o ultimo turno com a pista meio seca meio molhada, situação esta que não permitiu a melhoria dos tempos e posição, mas continuou a um ritmo bom sem pneus apropriados e com clima instável, mas com bastante regularidade e vontade conquistou o objectivo de terminar da melhor forma esta prova da KBS Racing Team com uma boa prestação, e levou a equipa KBS Racing Team ao fim desta prova.
Ao fim de 3h45m, a prova de Resistência 500kms Vodafone, em que a equipa KBS Racing Team conquistou o 4.º lugar da Classe Open (entre 11 equipes) e o 14º lugar da classificação Geral (entre 23 equipas).
No final o saldo foi francamente positivo para toda equipa, tendo obtido os objectivos por si definidos e mesmo os superados, ficando a faltar pouco para subir ao pódio na sua prova de estreia.
Classificação Classe Open
1.º Daniel Café/Mario Alves – Honda CBR 1000 – com 3h47m08,786s
2.º Tugabikers Team
P.Flores/D.Moreira/J.Melo – Honda CBR600/Kawasaki ZX10 – a 3 voltas
3.º TKU Racing
P.Monteiro/L.Franco/S.Oliviera – Honda CBR1000/Yamaha R1/Suzuki GSXR600 – a 4 voltas
4.º KBS Racing Team
H.Castanheira/N.Caetano/R.Borges – Suzuki GSXR1000/Suzuki GSXR1000/Yamaha R6 - a 8 voltas
…
11º
Classificação Geral
1.º Argimiro Gomez/ Pablo Gonzalez (Yamaha R6/ Kawasaki ZX6) em 3h45m15,0s
2.º Luís Carreira/ Sandro Carvalho (Suzuki GSXR 1000) a 1 volta
3.º António Magalhães/ Tiago Magalhães (Kawasaki ZXR 1000) a 2 voltas
…
14.º KBS Racing Team
H.Castanheira/N.Caetano/R.Borges – Suzuki GSXR1000/Suzuki GSXR1000/Yamaha R6 a 11 voltas
…
23º
H.Castanheira
N.Caetano
R.Borges
KBS Racing Team
para mais informações por favor contacte | for further information please contact
KBS Racing Team | keepbikestable@gmail.com | kbsracingteam.blogspot.com