quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

KBS – Já rodou em Braga

by: Nuno Caetano  

Aproveitando uma rara aberta no tempo invernal a KBS aproveitou para rodar a 1 de Fevereiro no circuito Vasco Sameiro, em Braga.

 

A agenda para o dia foi relativamente alargada e passou pela familiarização ao circuito, adaptação aos pneus regulamentares (Michelin Power One composto B) e novas afinações e peças na GSXR1000.

 

Este circuito tem um perímetro de 3,020m e é consideravelmente mais pequeno do que os do Estoril e de Portimão. Apesar disso oferece uma variedade considerável de curvas rápidas e lentas e um bom encadeamento. E embora uma pista divertida é bastante exigente quer fisicamente quer ao nível de pilotagem.

 

Os pneus surpreenderam pela positiva relativamente à borracha tradicionalmente utilizamos (Pirelli Diablo Supercorsa). Mostraram um bom nível de “grip” máximo, mesmo nas condições húmidas e frias que se fizeram sentir da parte manhã. Único ponto negativo a apontar é a pouca progressividade no desgaste com perdas descontínuas de “grip”, no período mais final da sua vida útil.

 

A GSXR1000 apresentava algumas novidades, nomeadamente uma nova linha completa de escape Akrapovic Racing em titânio, que ajudava a compensar alguma perda de potência sofrida com a remoção da electrónica reprogramada que não é permitida segundo os regulamentos da classe Promomoto 1000. Para além disso tínhamos um lap-timer novo, novos instrumentos e controles de ignição.

 

height=280

 

height=283

 

Ao nível de afinações a grande alteração foi feita no trem dianteiro onde, em colaboração com a Extreme Tech, optámos por reduzir consideravelmente o retorno de suspensão. Esta redução permite que a mota mantenha uma geometria de direcção mais agressiva em travagem, facilita a inserção em curva e as mudanças de direcção rápidas requeridas pelo círculo. O trem traseiro não foi alvo de grandes atenções pois não está ainda com os acertos finais, ao nível dos componentes internos.

 

Em resumo foi um bom dia de testes com os grandes objectivos cumpridos. Saímos com um tempo final de 1.29 mas com um bom entendimento da pista com boas indicações em termos de afinação e pilotagem para o circuito bracarense (onde realizam 3 das 6/7 corridas de 2010).

 

Os próximo dias de treinos em pista vão ocorrer em Portimão a 27 de Fevereiro e Laguna Seca a 2 e 3 de Marco. Fiquem atentos a este espaço.

 

Nuno Caetano

#77

 

mais informações sobre o Circuito Vasco Sameiro em: http://www.kib.pt

 

height=176