segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Trackday HM Motos – Autódromo do Estoril - 20 de Setembro

by: Skywalker#41

Desta vez, e pela primeira vez em muito tempo, lá fui sem ninguém da minha equipa para me acompanhar a um track-day. Sem ninguém, salvo seja, com a minha “manager” (a-minha-mais-que-tudo) para me ajudar e moralizar.

A ida foi no relax, já estava tudo tratado e seria só chegar, desarrumar mota e tralhas e esperar pelo meu turno. Ao chegar pelas 8:30 vejo já uma série de “malta”, e box já cheias… Ui… isto vai ser buuunito vai… pensava eu…
 Surgiu a indicação logo a essa hora de um “briefing” e como já la fui algumas vezes, mas estou sempre a aprender lá fui. Além do habitual dps briefings, foi dada a indicação de que os 2 primeiros turnos da manha seria ao estilo de Curso de Condução. Honestamente achei muitíssimo bem. Claro que se começou logo a ouvir “ mas eu quero é acelerar”, “ não quero ir atrás de ninguém..” etc etc.

Bem, tinha de escolher turno, Inexperientes em pista (fora de questão), Médios (ou lá como se chamava, e Rápidos. Demorei dois segundos a pensar, rápidos! Prefiro ser eu a estorvar que o contrário e levar com um caramelo em cima que acelerou a Gixxer a fundo na recta mas que depois não o ensinaram nem aprendeu a travar e curvar em circuito. Decidi, está decidido, Rápidos que “eles não se vão ficar a rir”!

Lá esperei pelo meu turno à 10h e no turno dos médios passado 5 minutos do seu inicio, já era a prostituta da confusão… Ninguém respeitou os monitores, por sinal excelentes (Carreira, Ruca e mais um outro que por lapso não fixei o nome) e às duas por três, parecia mais a 24 Julho nos antigos tempos, mas com curvas à mistura. Tudo pra box, turno interropido, e raspanete pra malta toda. Bem, seguindo.

1º Turno, ordeiramente lá fui eu, sem perceber atrás do monitor, que não me recordo do nome, mas enganei-me pois queria ter seguido o Ruca. Sem problemas, temos tempo e isto não é corrida, por enquanto… :-) Começamos, paulatinamente… seguia uma MV Agusta bem bonita e lá íamos todos certinhos, até que….. a meio do turno aprece vindo do nada um cavalheiro muito particular, e com uma mota excelentemente artilhada, mas que não queria saber de nada nem ninguém. Foi pena, estava a ir mto bem. Honestamente só queria q o turno acabasse para ele numa eventualidade se magoar numa queda ou mesmo magoar alguém, e felizmente isso não aconteceu.
Box e tudo parece bem.

by: Miguel Flores

Intervalo de uma hora, e lá vou eu pró segundo turno. Tudo na mesma, acabei por seguir o Carreira que é um moço que até se “ajeita” nisto das motos, e um segundo turno tb tranquilo, até… uma queda bem aparatosa 5 motos mesmo na minha frente à saída da VIP. Felizmente tudo ficou bem no fim e o moço não sofreu nada, só tinha apagado a luz nessa altura o q parecia um pouco mais grave. O andamento foi sempre suave mas rápido “QB”, mas passou por nós o Ruca com uns 3 pilotos atrás dele e eu… vai não vai…. Não, deixa-me estar sossegado para não me chamarem nomes, etc e como havia mais um turno aguentei e lá acabamos o turno.
Voltando pra casa fiquei satisfeito pois passei uma bela parte de dia, com uma organização muito boa por parte da HM Motos (mesmo sendo o seu primeiro evento deste género), com bom tempo, alguns amigos e todo inteiro :-) Quanto à prestações, pouco deu para avaliar devido aos vários factores descritos a cima, mas valeu apena a ida lá.

Paragem para almoço, a qual não aderi, e passado umas 2 horitas fui de novo para pista, desta vez no formato Trackday. Cada um por si, continuando com os tais grupos iniciais dos vários andamentos. Comecei, e o que tinha sentido suavemente de manha (pq o andamento foi suave) comecei a sentir a frente “esquisita” (linguagem técnica para o raio da frente tá uma merda) :-) Como tinha trocado antes deste TD as suspensões e hidráulicos na frente, ainda não estava afinado. La dei 3 voltas, e entrei na box para dar um jeito nas ditas. “Isto não está muito bem, parece que sinto a frente a afundar rápido e levantar também rápido”… “Pois, pelos menos tens a frente a comprimir totalmente”… ui…. Então era isso…

Mais uns click, menos uns click’s, lá saí novamente. Primeira passagem a fundo na recta e travagem forte para primeira curva… ui ui… a traseira queria sair e passar por cima de mim… a frente parecia melhor mas assim não ia a lado nenhum…. Faço a curva 2 e chego-me a uma mota q lá andava, curva 3 e….. PASSO POR ONDE??... o pilo estava do lado esq da saída curva e a mota do lado dto… meio… escolha acertada. Turno interrompido e já ia parar mesmo para sofrer mais um toque qq nas suspensões (afinal a traseira estava mesmo mal afinada, mas já vinha de trás).


Mais uns click’s e lá ia eu.. ia, pois já não cheguei a ir que o turno demorou muito com bandeira vermelha e entretanto acabou o turno. Fiquei sem saber se ficou bem ou mal defenitivamente pois só ia lá passar meio dia, pois tinha coisas pra fazer fora dali.:-)


Skywalker#41
KBS Racing Team

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Keep Bike Stable, Curso & Trackday Motociclismo.es - Jerez de la Frontera - 19 e 20 de Setembro

by: Nuno#14

Viagem correu bem .. um bocado secante mas faz se bem .. na ida fiquei no Algarve que deu para partir bem a viagem ... o que custou mais foi acordar ahs 4.30 da manha para me por a caminho .. :)


Cheguei lá por volta das 8.30 se me recordo bem ... muito fácil de encontrar o circuito .. A22 ... Huelva .. Sevilha .. Cádis e esperar pela placa a dizer circuito de velocidade ..

Não estava muita gente o que eh bom ... a organização é um bocado melhor que a nossa ca em PT .. o que significa que esteve a muito bom nível ..

Haviam só 2 grupos ... lento/médio lente e rápido ... Chamavam lhes A e B .. eu fui para o grupo B ... Dentro de cada grupo havia 6 níveis (1 mais lento - 6 mais rápido) .... escolhi o 5 ...

A existência de 2 grupos tinha vantagens e desvantagens .... vantagem mais tempo em pista .. desvantagem ... não dá para descansar :)

Sessões começaram de manha a ser de 30 ou 40 minutos .. não me recordo bem ....

Entrei com o meu grupo e o esquema era o mesmo .... trocar na recta de trás (é maior q a da frente), “and so on, and so on …”

Logo na primeira sessão um gajo mandou se ao chão mesmo ah minha frente .. Não se entendeu com quem tinha de trocar ... eu já estava a ver mas eh no que eh que me tinha metido ... )

O instrutor era muito porreiro .. um gajo que corre no campeonato andaluz .... 5 estrelas (apesar de correr de R6) ... :)

Comecei a tomar lhe o ritmo e rapidamente a coisa estava controlada . A pista eh muito gira com muito boas curvas para os 2 lados ...a partir da 1a sessão comecei a colar me ao instrutor para ver bem as trajectórias .. o que ajudou ..... o resto da malta não se aguentava muito bem com o ritmo (outro caiu entretanto) atrás de mim …

Tivemos sessão de filmagens .... a minha não correu lá muito bem porque não percebi os sinais que o instrutor me estava a fazer ... era para ir mais devagar e não mais depressa :) não dá para ver nada que ele não me conseguia apanhar (diga se que estava de ZX6 das novas de origem .. ou seja a maquina perdia já por definição um bocado para a minha porque estava com a transmissão de origem .. outras 600 com 14-45!! ... estavam lá bem .. não lhes conseguia ganhar espaço .. mas já volto a isso) ...


Conclusão .. ele mandou me trocar para o grupo dos mais rápidos (6) porque aquele não estava com o andamento ..eu não quis porque era o 1o dia naquela pista e não convinha esticar me .... o resto do dia foi passado em 2 sessões livres de 45 minutos (!!) ... correu tudo bem .. mas eh sempre difícil porque tens de rebalizar para o facto de não teres o instrutor ah frente a dar referência ... :)

Passando para o dia seguinte .....

Grupo 6 ... bom ritmo .. não se iam embora mas eu também não lhes ganhava espaço... Éramos 5 mais o instrutor .. outro gajo do andaluz mas com um ritmo fortíssimo ...e de zx10 das novas .. :) o resto da malta eram 2 CBR600 com a tal relação 14-45 .. 1 com uma Ducati 999 (tinha caído no dia anterior) e outro com uma ZX10 não nova.... 2 deles (ZX10 e uma das CRB 600 estavam de slicks o resto do pessoal de pneus como os nossos) .... os dois gajos dos slicks eram muito rápidos .. os outros aguentavam se bem .. o instrutor é que andava endiabrado ... estávamos a rodar em 2.02 / 2.03 mesmo desacelerando na recta grande para trocar de posição .... e 2 secos ou menos sem fazer isso .. bom ritmo ..(as referencias de tempo são idênticas às do circuito de Portimão e Estoril penso) ....o dia passou se sem grandes incidentes .. e rolar forte ...


Nas sessões livres o instrutor apareceu e “encavou” o pessoal todo com um 1.55.2!! mas de resto andou se bem .. fiz umas filmagens que estavam impecáveis 4 ou 5 voltas e que apanhei a pista vazia e que deu para soltar a burra mas infelizmente o capacete tocou-me no botão do pause da câmara logo ao segundo 19' .. tive de voltar à pista mas aí já apanhei transito e não deu para filmar muito ...

Conclusão das conclusões ... Jerez eh neste momento a minha pista favorita (sim .. mais do que Portimão) .. mais variada .. não é longe (4.30-4.45hs) nem caro (a maior parte dos trackdays custam 120 euros) .... a mota esteve bem ... o conjunto de pneus que coloquei foi se em 2 dias ..) e o grande acessório do fds foi o regulador de travão... realmente é outra coisa .... começava as sessões a tirar 2 clicks na saída do pitlane e cada 3/4 voltas ia carregando 1 click na recta interior para manter a manete com bom feel)..

A repetir sem duvida ..

Abracos!

Nuno#14
KBS Racing Team

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Trackday M.Praia - Autódromo Algarve - 9 de Agosto

by: Djinha#47

Mais um Track Day em Portimão (AIA)!
 Sexta-feira pelas 20h estávamos nós na Costa da Caparica a tentar colocar as motas do Djinha, Haga e Ribentas na carrinha… nada fácil J. Este momento teve direito a reportagem fotográfica (Ângela). Ao fim de 1hora lá conseguimos prender as motas e arrumar tudo com ajuda da Lolita e da Rute.
 Ao fim de 1,5h estávamos na estrada. Parámos para comer alguma coisa no Canal Caveira mas dada a hora tardia encontrámos apenas uma tasca aberta onde comemos umas belas sandochas :-)
 Eram 03h da manhã quando chegámos a Faro, mas quase no fim de viagem ainda houve uma passagem por Armação de Pêra para deixarmos as motas em casa do De Puniet (Nuno).

O sábado foi dia de repouso, com peixinho ao almoço e com um passeio a pé por Faro. O dia terminou com um jantar em família e com amigos.



Domingo pelas 06h começou o dia, eram 06h30 e já estávamos a caminho de Armação de Pêra, ao chegar ao 1º destino carregar as motas novamente - não sabemos como nem porquê, mas prendemos as motas em tempo recorde, pois em 20min estávamos a caminho do AIA.

Por voltas das 08h15m estávamos a descarregar, novamente, tudo da carrinha J e é nesse momento que começam os preparativos para mais um dia a fundo J. Ficámos todos juntos na mesma box como de costume, mas desta vez tínhamos a box com lotação esgotada, quase não conseguíamos montar o nosso estamine por falta de espaço :-).

Às 10h começou realmente o dia, tivemos a 1ª saída à pista. Até à hora do almoço tínhamos mais 2 turnos. A manhã terminou bem ;) Depois houve uma pausa para almoço, isto é, a hora das sandochas!

Às 14h30m voltámos à pista e tudo estava a correr bem até a 4ª volta… Quando o DjinhaFumi decidiu mudar o nome à curva Craig Jones e passou, a chamar se Djinha Corner! Ehehehe… Grande susto que a Sr.ª Lálá o Sr. Zé e a sua mais que tudo Lolita apanharam…. Felizmente não foram muitos os estragos na mota e com ajuda de todos preparei a mota para voltar ainda à pista.

Tenho que agradecer ao Miguel66 que foi incansável e ajudou-me a colocar a mota novamente em condições para voltar à pista ainda a tempo dos 2 últimos turnos. Tenho ainda que agradecer ao Vasco (G2R) que me emprestou o avanço e sem isso não poderia andar. Até o Tiago Botelho que estava lá de passagem deu uma ajudinha e um pouco de moral contando algumas peripécias dele enquanto piloto. São experiências novas e nestes momentos podemos sentir a camaradagem que envolve os praticantes deste desporto.

Para os restantes membros do KBS Team Racing (Haga e De Puniet) correu tudo 5*. Para o nosso amigo Ribentas também mais um belo dia em pista onde ainda a sua esposa Rute teve a possibilidade de ter a experiência da vida dela em cima de uma mota, teve direito a uma volta no AIA à pendura do Miguel Praia, foi tão bom que em seguida ainda teve tempo de dormir um bocadinho para se recuperar. eheheeh

O saldo do dia foi positivo para todos os membros da equipa, já que todos conseguimos melhorar os nossos tempos e sermos mais constantes ao longo das sessões e até para o Djinha que acabou por voltar à pista e acabou por não estragar muito a mota… A grande certeza que todos saímos do AIA: temos que ir para o Ginásio senão estamos desgraçados J

Regressámos à Margem Sul com nova paragem no Canal Caveira desta vez com direito a sopa de cozido e depois foi só dar-lhe gás até casa…

Venha o próximo porque este já passou :-)

Djinha#47
KBS Racing Team

Trackday M.Praia - Autódromo Algarve - 19 de Julho

by: Djinha#47

Faltavam menos de 24h para o trackday e ainda estávamos nós na Costa da Caparica à espera dos pneus do Haga, que infelizmente acabaram por não chegar L No sábado, perto da hora do almoço começaram os preparativos: colocámos as motas no atrelado e arrumámos tudo nos carros para partirmos em direcção ao AIA. Estava um calor infernal!

Por volta das 13h saímos da Costa da Caparica em direcção ao Algarve com paragem rápida no MacDonalds do Seixal (que desportistas que nós somos) J estávamos com pressa, pois ainda tínhamos que encontrar pneus para o “Haga” (Skywalker). Para além da pressão de termos de chagar a horas de comprar e montar pneus para o “Haga”, surge um imprevisto… a 10km da bomba de gasolina de Aljustrel o pneu do atrelado do lado direito desfaz-se! Por sorte parámos o carro em segurança e quando nos preparávamos para mudar a roda houve outra surpresa: o “Haga” ao desapertar os parafusos da roda verifica que os parafusos estão soltos, 2 deles inclusive saem à mão - nos pensávamos que o eixo estava empenado afinal tínhamos os parafusos desapertados e já tínhamos feito uns 1000km com a roda assim, que sorte!









Trocámos o pneu, apertámos a roda e seguimos viagem em direcção ao AIA - agora já com o eixo direito deixou logo de abanar a roda, que cromos!

Chegámos ao destino mesmo no limite. Perto das 19h estávamos a entrar no autódromo e dirigimo-nos de imediato para a box do Sr. João para nos mudar os pneus, mas onde estão os pneus “Haga”??? A nossa salvação foi a Auto Jardim, que tinha os pneus que o “Haga” precisava. Depois foi só levar os pneus para o Sr. João montar!

Pneus novos na mota e tudo arrumado na box, ao lado do “De Puniet” (Nuno)

















e lá fomos nós até casa (Vilamoura) com passagem pelo Zé do Norte para uma bela jantarada e uma rápida incursão ao Jumbo de Faro (mantimentos para Domingo). Finalmente em casa!

Domingo por volta das 07h foi a alvorada, despachar e marchar! Às 08h estávamos no AIA: 1ª as verificações documentais e estávamos nós em contagem decrescente para dar inicio às 2 sessões da manhã.























As nossas managers, “Lolita” e “Lita”, preparam-nos o almoço (cachorros) J e ainda tempo para ver uma corrida de MotoGp e depois lá estamos nós de novo a prepararmos para sairmos à pista, agora para as 3 sessões da tarde.










































Na parte da tarde tivemos a companhia do Miguel e do Mário (primo e tio do Djinha).

Nota by Skywalker: Aqui o vosso escriba, aproveita e aproveita também para denunciar um facto que aconteceu, algo que como nas crianças, só acabam a brincadeira quando vai até ao fim, pois o Djinhafumi tb levou a moteca até ás ultimas e depois… bem, depois levou até à box à mão :-)


KBS Team Racing
(Djinha, Haga e Nuno)


Managers
(Lita e Lolita hehehe)


























Passou-se mais um belo dia sem problemas e sempre a evoluir no andamento, o dia terminou com a chegada à Costa por volta das 23h30m…. Uma nota o “casal Haga” ficou de ferias 15 dias no Algarve que inveja.. ehehehe pois o “Djinha” e o “De Puniet” tivemos que ir trabalhar…


Em Agosto há mais……..


Djinha#47
KBS Racing Team


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Curso e Trackday M.Praia - Autódromo Algarve - 13 e 14 de Junho

by: Skywalker#41

Ora bem, parece um pouco deslocado, mas venho nesta altura, e após umas belas férias relatar o que foi a primeira incursão no Autódromo Internacional do Algarve do “KBS Racing Team”.

Esperávamos com muita ansiedade este dia, conhecer por dentro e treinar num circuito por muitos considrado já como um dos melhores do mundo, tanto ao nível de traçado, bem como de toda a infra-estrutura criada como suporte a milhentas actividades que por lá se desenrolam.

A primeira imagem, foi um autódromo limpo, muito espaçoso, com excelentes acessos, e que à primeira vista parece uma montanha russa. Já agora adianto, parece e é :-)

Optamos por começar neste autódromo com um dos cursos do Miguel Praia, com a sua escola sediada neste circuito, pois era a primeira vez que lá íamos andar, e é sempre mais fácil quando nos dão logo dicas importantes que nos fazem ganhar muito tempo de aprendizagem. Assim sendo Sábado fizemos o dia inteiro sobre a alçada da escola e no domingo teríamos então o dia inteiro no formato de “trackday”.
Desta primeira vez levávamos um grande arsenal, pois foi quase aqui que tudo ficou decidido em relação ao lançamento da nossa equipa. Tinhas de chegar lá, verificar tudo, montar cavaletes, mantas pras rodas, cadeiras de apoio, encaixar a tralha das ferramentas, gasolinas etc etc… estávamos já com uma muito boa estrutura a nos acompanhar.

Tudo em condições e no Sábado dia 16 lá fomos nós para o primeiro turno do Curso do Miguel Praia. O primeiro turno da escola, no primeiro nível, é suposto servir para quem quase nem sabe andar de mota, ou seja, mesmo que só quer desfrutar de umas voltas no circuito deve fazer este nível, aprende-se muito. Então neste turno paramos em 3 pontos importantes do circuito fora das trajectórias ideias, de modo a observarmos 3 monitores que iam passando e que assim nos davam de uma visão exterior a pilotar, as zonas de travagem, “apex” e aceleração. Foi uma sessão mais “aborrecida” pois praticamente não se rolou, mas que serviu para tomar nota dos tais pontos importantes do circuito.

Entre turnos deveria haver um apoio teórico, mas que a meu ver, ficou “curto”, algo que comentei no final do dia com o Miguel. O meu comentário foi construtivo, pois a escola é recente e há muitas arestas a limar, por isso não fiquei desiludido pois o esforço que estão a fazer é impar e têm to do o mérito e o nosso apoio nesta iniciativa.

Bem, adiante. 2º turno, as primeiras sensações do “sobe e desce”. Pista fabulosa esta. Atrás do monitor, um de cada vez, lá íamos num grupo mais ou menos ordenado, a tentar perceber e acertar com as trajectórias da pista. Não se tratava de começar logo com o máximo de “gáz” possível, mas sim aprender o traçado. Final do turno, missão cumprida.

Almoço, suave e simples para não ficar-mos muito “presos” para os turnos seguintes.
Começávamos a tarde, de um dia com algum calor com o 3º turno. Já estávamos a sentir-nos mais à vontade, mas mesmo assim o circuito requer muitas cautelas. Começamos confiantes e sempre a melhorar. Todas as voltas melhorávamos e aprendíamos melhor os pontos de travagem curva etc etc. Os sobe e desce começavam a ser mais sentido e a ter mais respeito pelço traçado difícil mas sem duvida extraordinário.

 

Ultimo turno fomos filmados. A minha volta filmada, que depois foi comentada pelo nosso monitor. No meu caso fiz tudo bem, excepto a minha posição de condução, em que saía pouco da mota, algo que ainda batalho e que aos pouco vou melhorando e que começo a estar bem melhor. Qt ao Djinha, 5*, nada a dizer!


Ultimo turno, livre. Bem, aqui é q são elas. Pela primeira vez estávamos sozinhos, apenas com a memória dos ensinamentos que nos passaram. Em todo o caso, e já um pouco cansado, fizzemos tudo em condições, sem percalços e acabamos o dia completamente estoirados, mas anda que um jantar e troca de galhardetes sobre o dia de pista.



Dia seguinte, o TD…. Uuuuuu Resumindo, estávamos bem, contentes e sabíamos que tínhamos muito que rodar até nos sentirmos confortáveis com a pista. Neste dia começamos pela primeira vez a utilizar os “lap timmers” e assim começar a ter uma noção do nosso andamento. Ficamos contentes pois sem experiencia, rodamos já em 2m6s. Para nós era bom, pois acima de tudo queríamos aprender e não começar logo só a fazer asneiras correndo o risco de comprometer futuras incursões em pista.

Saímos no final do dia com um grande sorriso, muito cansados, mas sem duvida com muita vontade de voltar.
De volta a Lisboa, trocamos muitas notas mentais que tínhamos e discutimos todas as nossas sensações, apercebendo-nos nessa altura de alguns erros, mas é mesmo assim, a conversar é q nos entendemos :-)



Skywalker#41
KBS Racing Team

TrackDay Motociclismo - 9 de Maio 2009

by: Skywalker#41

O dia começou bem cedo, às 7h40m já estávamos no Autódromo para levantar a documentação necessária para o track-day.


Não haviam muitas boxes disponíveis, mas conseguimos arranjar um “cantinho” para instalar o nosso padock. A equipa do nosso padock era grande: Djinha, Haga, João e Nuno. Na mesma box, no “cantinho” mesmo ao lado do nosso, estavam o Ribentas e a Rute, casal com quem travámos conhecimento nesse dia.







O que prometia ser uma grande dia de track-day acabou sendo encurtado devido à chuva.






Hoje foi a estreia do nosso lap timer (Race Chrono).



Estava previsto estarmos 2,5 horas em pista, mas infelizmente o São Pedro não ajudou e apenas tivemos 3 sessões de meia hora cada. Em todas as sessões houve sempre pequenas ameaças de chuva, mas que não nos impediram de rodar com confiança!
 
 

 
 

Por volta das 13h houve um intervalo para almoço, que aproveitámos para restabelecer as energias e conversar com as nossas assistentes Ângela e Natália (managers/fotografas/esposas)



Voltámos à pista por volta das 14h e infelizmente constatámos que seria a nossa última sessões, pois a chuva impediu que continuássemos.  
 



O Miguel e o Guilherme apareceram depois do almoço para verem em acção o KBS Racing Team trouxeram a chuva e acabaram por não ver nada, mas a viagem não foi em vão, pois não viram motas mas beberam umas minis.


O dia terminou mas cedo do que o previsto e por volta das 18h já estávamos em casa.









Skywalker#41

KBS Racing Team

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Track Day DRS - 8 de Março no Estoril

by: Skywalker#41

No passado Domingo a "KBS Racing Team" lá foi a um "Dia de Pista" da DragRacing. Não sao os ideais, mas o que é certo é q ainda vão organizando uns TD's e vai dando para a malta rolar em pistas. Além deles, no Estoril só há mesmo os TD's da Motociclismo, 2 por ano e pouco mais.

Foi uma manha muuuuito bem passada. Foi a estreia geral da equipa, mota e atrelado :-) O atrelado que "fiz" (muuuuito pouco lol) juntamente com o Djinha (47) e Rebocho (mais uns amigos) ficou supimpa, está forte, estável e com excelente aspecto. Já não preciso andar a cravar atrelados o que por vezes é complicado e chato.



by: PJC

Em relação à mota posso vos dizer que se portou muito bem. Eu sou um nabo, lógico.... Já não andava em circuito a brincar a brincar aí à 1 ano, ou seja, muito (do pouco :-) ) que tinha aprendido estava meio esquecido. Trajectórias, velocidades certas para as curvas, posição de condução, pontos de aceleração, etc etc.... Além disto tudo, motinha nova….
Foram 3 turnos de meia hora ao todo.

1º Turno:


by: PCJ

9.30 da manha, lá estava eu com o nervoso miudinho de quem já não lá ia à muito tempo, com mota nova etc etc, mas lá fui. Andei durante 3 voltas muito suavemente, mesmo até que…. apareceram bandeiras vermelhas... "Porra, ou andei devagar pra caraças e já passou meia hora ou então ouve m&#da da grosa....." Pois bem, infelizmente foi a segunda hipótese. Uma travagem no final na recta da meta muito mal calculada por um caramelo que acabou por levar um infeliz à frente... Não sei detalhes de como ficaram os dois moços, mas não foi nada agradável de certeza, ao ponto de um deles ter ficado estendido de barriga para baixo durante uns tempos sem se mexer...
Não querendo pensar muito sobre o assunto, relaxei e qd podemos lá fui novamente, sempre nas calmas a aquecer pneus e a ver se percebia como tratar a minha nova bichana.
Final do turno, era eu: " É pá, acho q alguma coisa não está bem, a mota é muito lenta a subir de rotação. Será por causa da transmissão, onde coloquei mais 2 dentes a trás?? Será que é por causa dos tais modos que a Gixxer tem para escolher a entrega de potencia..." tava a ficar lixado com F grande, aquela porra parecia mais lenta que a CBR. A malta estava a passar por mim numa “broa” que nem imaginam, até as 600....
Bem, "deixa lá colocar aquilo no modo A (o da suposta entrega total de cv) para ver se é daí...." apesar de já me terem dito que nas corridas nem sabem para que serve aquele botãozito J



by: PJC


2º Turno:


A motinha estava a portar-se bem, começava a conseguir ter um pouquinho mais de a vontade mas sempre docemente, nunca fui "esgroviado", não era agora que o ia ser. Já estava a acertar melhor com entradas em curva, a posição de condução continuava uma treta, e as travagens era suaves, para não me esticar e as acelerações idem idem. Mesmo assim o raio da mota não estava a querer andar como deveria de ser...







by: Ricardo (SV) Valadão
Mais uma pausa. O Djinha estava mais fresco que eu....





by: AMB


Menos queixas em relação à mota e lá fui eu para o ultimo turno.


3º Turno:


Fui a trás do Djinha que foi mais regularmente o ano passado que eu e lá vai disto. Primeiro eu à frente umas voltas, depois ele passa-me pois esta a andar melhor e vou a trás dele.





by: Ricardo (SV) Valadão





by: Ricardo (SV) Valadão


Bem, ele tem ido regularmente a TD's, mas apesar de ainda não ser piloto... está com um andamento porreiro e com bastante mais prática que eu mas lá me aguentei à bronca e segui-o. Foi bastante melhor estas voltas, pois basicamente fazia-me "acreditar" mais e correm muito bem estas voltas, de tal modo que numa saída da parabólica, com uns 4 gajos à minha frente, saí tão bem que mesmo saindo em 4ª com a rotação certa saí que nem um foguete passado aquela malta toda, e foi aí que pensei "PQP!!! ESTA ME%&$ ANDA PRA CARA....!!!" (Desculpem a expressão, mas foi assim literalmente)





by: Ricardo (SV) Valadão





by: Ricardo (SV) Valadão


Bem depois mais uma voltita e abrandei, estava a ficar cansado, e tb já foi mesmo no fim do turno.
Dei como missão cumprida.


Positivo: divertir-me, passar um muito bom bocado a fazer o que gosto realmente, sem percalços.
Não gostei: estar um atraso mental nas trajectórias, posição do corpo, e travagem e aceleração....


Enfim, a ideia é continuar, já tenho mais umas datas para ir e por isso isto vai melhorar.
Como resumo, ontem percebi o porquê da minha reticencia e desanimo na aceleração da Gixxer. Estava rodar em quase todo o circuito, incluindo saídas de curva 1 mudança acima do que devia.... CA GRANDA TÓTÓ!!!! Como já não andava à 1 ano, tinha os hábitos de estrada, ou seja não é preciso estar a queimar lá em cima as rotação, por isso sai das curvas com uma rotação muuuuito baixa e por isso aquela porra parecia que esticava, esticava, esticava e nunca mais chegava a lado nenhum.
Mando-vos uma imagem onde, através de um vídeo que o Mário Sobral disponibilizou, onde coloquei as velocidades engrenadas que o Carreira utiliza com a 1000 dele. Pois aqui o vosso friend, esteve a utilizar uma velocidade acima quase em todas as curvas (quase, algumas até acertei).





Basicamente, como estava a rolar bem descansado, não sentia necessidade de utilizar a rotação alta, mas é um erro, para passear vou pro Bombarral J, ali é para andar em condições! Nestas velocidades engrenadas por ele o que mais me impressiona é ir em 2ª desde a curva 1 até à saída da VIP (sair em 2ª ali.... PQP!!!) e depois o sair em 3ª da parabólica.... (PQP PQP PQP!!!)
Já agora, e suspensões? Quem me poderá ajudar a afinar aquilo? Tenho os pneus “escafodidos”, ou seja a regulação de origem, num dá para ali... (como se eu não soubesse isso...) mas como quem não sabe é como quem não vê, deixei estar como estava.
Bem, a próxima será melhor mas pelo menos percebi os meus erros e as próximas vezes é para melhorar. Estou desejoso de fazer o curso do Praia, a ver se aprendo alguma coisa.





by: AMB


Abraços e até à próxima (só daqui a quase 2 meses)


Skywalker#41
KBS Racing Team